Serviços

Guimarães

Estúdio

Alugar um estúdio para gravação de vídeos pode, para muitos, parecer mais um luxo do que um investimento, concorda? 


Mas a verdade é que um estúdio de vídeo em geral representa uma economia significativa para as produções e ainda garante uma qualidade superior, veja abaixo por quê!


Aumento da produtividade

Um bom estúdio de vídeo oferece um ambiente adequado para atores, produtores, diretores e até o cliente ficarem à vontade. Não há ruídos externos como carros a passar, chova, vento e ninguém esquece um adaptador, não acaba a bateria dos equipamentos e o ar-condicionado mantém um ambiente agradável.

Às vezes passa desapercebido que essa estrutura, bastante confortável e completa, não foi pensada exatamente para o conforto, ela está ali porque gera economia para o projeto e um resultado superior ao final.


Com esse ambiente, o que você talvez fosse gravar em duas ou três dias pode conseguir fazer em um dia e sem hora extra. Já pensou na economia com a equipa? E o que mais você mesmo poderia rentabilizar esse tempo? Além disso, irá economizar bastante na ilha de edição, em tempo de tratamento de áudio, de recorte de fundo chroma-key, de balanço de cor e muito mais.


Assim, com um bom estúdio de aluguer para vídeos você consegue se concentrar no que realmente importa naquele momento, que é verificar uma excelente atuação de quem está a aparecer na frente das câmaras e pensar em ângulos e jogos de luz fantásticos para o seu projeto!

 

Garantia da qualidade do som

Há uma tremenda injustiça com o famoso “luz, câmera, ação”! A frase tradicional completa deveria ser: “luz, câmera, som, ação”! Esse “detalhe” costuma ser a diferença entre um projeto feito de maneira amadora e outro, profissional. Qual dos dois pretende fazer?


Ao alugar um estúdio para gravação de vídeos, leva de brinde um estúdio de áudio e evita problemas de acústica, ruídos e interrupções constantes durante a gravação.


 


Garantia da qualidade de chroma-key

Aqui há uma característica na qual os estúdios de vídeo profissionais são, efetivamente, imbatíveis, e se resume a uma palavra: tamanho. Sim, há um tamanho mínimo a partir do qual consegue fazer um chroma-key decente.


Estimado, a partir de 4 ou 5 metros de distância entre o ator e o fundo já é possível um resultado decente, com nível aceitável de reflexo do fundo no ator, e precisa ter ainda um espaço suficiente entre o ator e a câmera. Esse ponto, além de aumentar drasticamente a qualidade final do vídeo, facilita ou até viabiliza o recorte do fundo na ilha de edição. Além do reflexo diminuto no ator, com uma maior distância, o fundo em si fica desfocado e ajuda ainda mais para um recorte de alto padrão.


Embora seja possível encontrar tecidos coloridos que possuem esse tamanho, eles não servem para serem usados nesse tamanho, a ideia deles é que sejam cortados na medida em que se sujam. Isso porque, a uma distância de 5 metros, também vai precisar de um pé direito alto e uma largura de fundo razoável, se quiser que o fundo cubra a posição do ator.


Assim para realizar uma gravação em chroma-key com alta qualidade, vai precisar de um estúdio de vídeo de qualidade.


 


Equipamentos sempre à mão

Pode ser que seja necessário gravar vídeos em alguns locais específicos, como o escritório da empresa, por exemplo, especialmente se for um vídeo institucional. Já outros trabalhos, por sua vez, exigem tomadas externas. É o jogo. Mas alugar um estúdio para gravação de vídeos facilita enormemente os trabalhos, principalmente por dar acesso a um ambiente onde os equipamentos estão todos à mão.


Nesse cenário, não é preciso alugar, fazer várias viagens para transportar a equipa e equipamentos, muito menos se preocupar com a perda ou o roubo de lentes ou outros equipamentos caros. Câmeras, microfones, tripés, fitas, lâmpadas, grua, slider, tudo já está lá à sua disposição.


 


Nada de retrabalhos

Quem tem experiência em trabalhar com o ramo audiovisual descobriu, há muito tempo, um princípio simples: é muito melhor fazer bem feito de primeira do que ter que refazer depois ou corrigir no “frame a frame”. E é por isso que um estúdio amplo, organizado, com chroma-key de qualidade, áudio bem cuidado e vários outros recursos é a melhor forma de gravar, tomada após tomada, com qualidade que não irá atrapalhar.


Dessa forma, ao contrário do que se imagina, alugar um estúdio para gravação de vídeos pode ser a melhor forma de economizar em um projeto, sem contar que garante a qualidade!